2º ciclo do Halaven - queda do cabelo
quinta-feira, dezembro 29, 2016
Ontem fiz o terceiro ciclo do halaven. Eu não quis saber antecipadamente sobre os efeitos colaterais da nova medicação para não correr o risco de ficar sugestionada e começar a sentir coisas desnecessariamente. Prefiro ir observando as reações do meu corpo por mim mesma e a primeira que se fez sentir, logo depois do primeiro ciclo, foi a queda de cabelo.
Tenho muito cabelo e, apesar de curto, via fiapos caídos por todos os lados: nas minhas roupas, na minha cama, no box do banheiro... Acho sinceramente que pior do que ficar careca é ver o cabelo caindo sem parar, emporcalhando tudo a minha volta.
Ontem, antes de começar a quimio, perguntei para minha médica se a queda do cabelo era um dos efeitos colaterais da nova medicação e ela confirmou. Fiz o terceiro ciclo e fui para casa almoçar e então, a gota d'água para eu tolerar a queda de cabelo com a paciência de um Jó, foi ver um tufo de cabelos caindo no prato que eu estava comendo. Decidi naquele momento que iria passar máquina zero e cortar tudo de uma só vez.
Lido bem com minha careca e isto não me faz sofrer então, raspar tudo, não é nenhum problema para mim. Minha filha ainda brincou enquanto passava a máquina e foi fotografando o processo. Primeiro ela fez um moicano e por último passou a máquina zero deixando somente um toquinho que passará quase desapercebido quando cair.
Aprendi a lidar com as limitações que a doença me impõe, sem fazer disso um problema maior do que o necessário. Prefiro ser feliz com o que tenho nas mãos e desapegar daquilo que não posso mais ter. Por exemplo: sempre amei usar sapatos altos e elegantes, mas depois que quebrei o pé e a fratura nunca mais consolidou devidamente e eu não posso fazer cirurgia por causa dos remédios que uso acabou a festa com sapatos altos, agora só posso usar botinão e tive que me adaptar. Criei um novo estilo para mim. Quando uso vestido e botinão me sinto a própria Minnei Mouse. Ridícula, mas fazer o quê?