Decisão judicial ou política? Caso Battisti
sexta-feira, junho 10, 2011
Estava lendo as notícias do dia no site do Jornal do Brasil e não consigo ficar sem comentar uma delas: Humberto Costa (PT - PE), líder do PT no Senado, fez o favor de dizer que a liberdade de Battisti é um problema da justiça brasileira, que não tem nada a ver com a política.
Ora, faça-me o favor. O Lula deixa o país inteiro numa saia justa ao vetar a extradição determinada pela corte suprema do Brasil, no último dia do seu governo, e agora a culpa é só da justiça? Como assim? O Supremo Tribunal Federal já havia decidido pela extradição de Battisti e foi o sr Lula quem vetou esta extradição, numa decisão apenas política. Ou teve mais alguma intenção?
Aliás, certo ou errado, o julgamento em pauta no Supremo apenas decidiu se cabia ou não rever a decisão política do sr Lula que deixou de cumprir a decisão judicial para extraditar Battisti. O processo em pauta não tratava sobre o pedido de extradição feito pela Itália.
Então, caro senador Humberto Costa, este embroglio jurídico, em verdade, começou com uma estúpida decisão política e não judicial. O país inteiro está sendo julgado e condenado pela opinião pública mundial, primeiro pela decisão política do ex-presidente Lula que negou a extradição. Depois, infelizmente, pela decisão do Supremo que, ao que tudo indica, é também uma decisão política.
Ontem, a fala indignada do Subsecretário da Relações Exteriores da Itália, Alfredo Mantica no jornal dizia: "a libertação de Battisti demonstra como, no Brasil, a dependência entre o sistema judiciário e a política limita fortemente os padrões democráticos deste país emergente"
(des)governos...tudo depende do lado que está...
obrigada pela visita!
bjão e ótimo final de semana!