Morcegos no jardim


Descobri ontem a noite mais um frequentador da lanchonete de passarinhos: o morcego.
Para quem ainda possui algum preconceito contra o bichinho, vou logo avisando que o morcego é essencial  para a natureza,  contribuindo  para a dinâmica dos ecossistemas. Eles são polinizadores, dispersores de sementes e predadores de insetos, incluindo as pragas agrícolas. Então, ao invés de associá-los a dráculas e vampiros,  mais justo seria  associá-lo ao Batman ou, mais correto,  benfeitores da natureza.
Só para informar: existem no mundo mais de 1.000 espécies de morcegos que podem medir de 5 cm até 2 metros. Eles só não ocorrem nos polos. No Brasil existem mais de 167 espécies divididos em 9 famílias e 64 gêneros. Destes, 50% se alimentam de plantas e 70% são insetívoros.
Para quem se assustou com um morcego de 2 m de envergadura, não se preocupe. Essa espécie, conhecida como raposa voadora,  se alimenta apenas de frutas e só ocorre na África, Oceania e Ásia.
No Brasil os morcegos são espécies silvestres e  estão protegidos pela Lei de Proteção a Fauna.
Então, para concluir, a grande maioria das espécies de morcegos não se alimentam de sangue. Apenas 3 espécies são  hematófagos ou vampiros. Eles ocorrem na América Latina e no sul do México. Os demais só comem mesmo frutas, néctar (como os beija flores), pólem e insetos e todos, sem exceção, são essenciais para o ecossistema.
4 Responses
  1. Lili Says:

    Batman sempre foi meu herói preferido :o)


  2. Anônimo Says:

    ma, q gracinha!


  3. Stela Krempel Says:

    Lou,Só não é muito agradável se voce resolve receber os amigos para um aperitivo no seu jardim e os "bichinhos" resolvem voar no ambiente, assustam muito as pessoas. Costumo retirar toda a comida e nectar líquido dos beija flores no fim da tarde para ver se eles não se acostumam a vir. Preconceito ou não eu morro de medo e não sei como eles se comportam se tiver gente onde eles gostam de vir?!?


  4. Lou Says:

    Stela
    É realmente complicado andar pelo jardim após o anoitecer. Os morcegos acabam se achando os donos do pedaço e costumam dar uma rasante na cabeça das pessoas e assustam mesmo. Por mais que eu saiba q eles gostam é de nectar e frutas, eu também não gosto muito deles perto de mim.
    bjs Lou


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou