Onde anda a gentileza e urbanidade no atendimento às pessoas?

A Lei 8.112 prescreve em seu art. 116 

São deveres do servidor público:
...
V - Atender com presteza:
a) o público em geral, prestando as informações requeridas.
...
XI - Tratar com urbanidade as pessoas.
...
Ontem fui ao posto da Receita Federal, que funciona no aeroporto, com intenção de  registrar meu netbook para saída temporária do país. Um servidor do órgão, com cara de poucos amigos e envergando um terno escuro, estava sentado escarrapachado atrás da única mesa da sala.
Sem opção, dirigi-me até ele e perguntei como poderia fazer o registro de um  netbook. O sujeito nem se dignou olhar na minha cara e disse com um desdém, e aquele ar de superioridade que alguns servidores públicos acham que tem:  "desde outubro do ano passado não fazemos mais este trabalho." E continuou fazendo nada, absolutamente nada, e com preguiça de começar qualquer atividade, até mesmo dar uma informação com um mínimo de educação e boa vontade.
Tive aquela vontade de ser mal educada, mas me contive, afinal, se eu revidasse à altura, estaria me igualando a ele e ainda corria o risco de ser presa por desacato...  Este tipo de servidor público, quando quer ensebar consegue se superar.
Com cara de idiota, que não sabe onde está se metendo, tornei a perguntar: Como faço para entrar no país com meu netbook, sem ser incomodada na alfândega?
O servidor preguiçoso e mal educado  retrucou, ainda sem olhar na minha cara,  como se estivesse falando ao telefone: "a senhora pagou por ele? Se pagou, deve ter nota fiscal e prova de que pagou todos os impostos. Leve tudo com a senhora. A obrigação de provar o pagamento dos impostos é sua."
Gente, se aquele servidor grosso me tratou daquela forma,  nem quero  imaginar o tratamento dado a  uma pessoa mais simples e humilde... Ser educado é dever de todos e ter um tratamento educado é direito de todo cidadão, seja ele quem for.
Tudo bem. No meu caso, que comprei o netbook recentemente, a nota fiscal ainda está guardada.  Mas, e como ficam aquelas pessoas que possuem o bem  e não estão mais com a nota fiscal ou porque perderam, ou até porque  jogaram fora? 

Ainda bem que toda regra tem exceção. Hoje, em compensação, eu e minha filha fomos tirar o passaporte e fomos muitíssimo bem atendidas pelo servidor em plantão. Ele e seus colegas foram  gentis e educados com todos que estavam sendo atendidos. Serviu  para compensar o atendimento  deseducado de  ontem.
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Obrigada pelo comentário. bjs Lou