Viajando nas lembranças de antigas viagens - Athenas - Grécia

          Quando cheguei na cidade em 1999, minha primeira impressão foi de surpresa. Acho que em meu imaginário eu esperava uma Athenas da antiguidade, com construções clássicas e gente andando calmamente nas ruas e não uma metrópole grande e cheia de prédios altos como São Paulo ou outra cidade grande qualquer. Confesso que levei um susto ao me deparar com uma cidade movimentada demais, com  trânsito pesado e motoristas que não respeitavam a faixa de pedestres e buzinavam loucamente  o tempo todo. Um verdadeiro caos. Para piorar a situação naquela época a cidade parecia um canteiro de obras, pois eles estavam se preparando para as Olimpíadas de 2004 (acho que a gastança com as Olimpíadas foi um dos motivos da atual dívida externa do país nos dias de hoje. Espero que a história não se repita aqui em nosso Brasil varonil...)
            Passado o impacto, Athenas foi aos poucos se revelando para mim. Ela é uma cidade moderna, mas conserva as marcas de uma das cidades mais antigas do mundo. Está cercada de montanhas, e é olhando para cima que podemos ver a bela Acrópode, que significa Cidade Alta. A  Acrópole foi construída 2.500 anos a.C para ser  sede do governo, mas depois de algum tempo se tornou um espaço para o culto aos deuses. É lá que fica o Parthenon, o teatro de Dionísio e outras construções importantes como o Templo da Deusa Athenas, a deusa da sabedoria, e da Deusa Nike, a deusa da vitória. Foi impactante ver ao vivo e em cores aquela construção clássica que vi retratada tantas vezes nos livros e revistas. A Acrópole reina majestosa no alto da montanha.
            Como era verão a temperatura era quente ou melhor, fervia, bem do jeito que eu não gosto. Eu tomava litros de água e andava para baixo e para cima com uma garrafinha d'água a tiracolo. A primeira coisa que eu e a Cris fizemos em Athenas foi um city tour para conhecer a cidade. Terminamos nosso  city tour na Plaka, um bairro antigo e cheio de charme. É o bairro boêmio de Athenas que fica, literalmente, aos pés da Acrópole, no centro da cidade. É lá que os gregos e os turistas se encontram ao entardecer. A Plaka é feita de ruas estreitas e pequenas, com construções neoclássicas. Ela é cheia de bares, restaurantes, discotecas e tudo o que você puder imaginar. A vida acontece naquele lugar: são ambulantes vendendo comida na rua, gregas  fazendo trabalhos manuais, uma festa que entra pela noite. Para quem gosta de fazer compras uma dica: é lá que ficam as lojinhas vendendo de tudo: é roupa, esculturas, artesanato, tem até  objetos em ouro e prata e muitas outras coisinhas mais.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou