O divertido banho dos periquitos




Dolorinha já está idosa e não acalenta muitas ilusões. Gosta mesmo é de cuidar dos seus animais de estimação, de suas plantinhas, da pequena horta onde cultiva temperos para consumo de sua cozinha e também para presentear os amigos. Seu hobby é costurar lindas colchas em patch work com as quais presenteia as pessoas queridas.
Há uns dois anos seu neto veio passar as festas de final de ano em Brasília e trouxe escondido na bagagem dois periquitos australianos. Claro que precisei comprar uma gaiola para acomodar os passarinhos porque uma vovó nunca pode recusar um presente. Ainda mais quando este presente é idéia do neto.
Ninguém sabia o sexo dos passarinhos até o dia em que apareceu um pequeno ovo no fundo da gaiola. Um deles com certeza era fêmea, mas o outro continuava uma incógnita. Minha mãe pirou e não deu sossego até comprarmos uma casinha para que os passarinhos pudessem fazer um ninho.
Os periquitos adoraram a novidade e começou um entra e sai na casinha assim que ela instalou o acessório dentro da grande gaiola. Passados alguns dias já dava para se ouvir um piadinho que saía lá de dentro. Minha mãe parecia uma avó de primeira viagem e morria de curiosidade para espiar a ninhada dentro da casinha de madeira.
Os dias foram passando e os piados foram ficando mais fortes, até o dia que apareceu uma carinha nova na porta da casinha. Era o filhote mais velho, todo empenadinho, espiando o mundo lá fora, além dos limites do caixotinho que os protegia.
Um dia minha mãe ficou muito aflita quando encontrou um dos filhotinhos, ainda peladinho, no fundo da gaiola tiritando de frio. Ela o pegou com as mãos protegidas com uma luva e o recolocou na casinha de madeira. Passados alguns dias, lá estava ele novamente no fundo da gaiola e minha mãe repetiu a operação e o recolocou no ninho.
Os passarinhos cresceram e foram saindo aos poucos da segurança do ninho para começarem a voar pela gaiola que os aprisiona. Um deles acabou fugindo quando a minha mãe colocava comida fresca.
Todos os dias minha mãe coloca uma grande folha de alface bem molhada para os passarinhos, pois eles adoram comer alface fresquinha. Os filhotes resolveram tomar banho nas gotinhas d'água que ficavam na folha, fazendo a alegria da minha mãe que se encantava com a façanha. Ela não se cansa de contar o quanto é lindo ver a festa dos periquitinhos tomando banho nas gotas d'água da folha de alface.
Prometi que iria fotografar o banho dos passarinhos e, como promessa é dívida, hoje resolvi pegar um banquinho e minha máquina para tentar fotografar o tão falado banho. Sentei no banquinho porque sabia que teria que ficar bastante tempo aguardando o momento certo para o click. Quando o banho começou não me contive e fiquei observando encantada com o que via, mas bastava levantar a máquina para eles interromperem a folia. Precisei me afastar um pouco da gaiola e fotografar de longe, mas mesmo assim consegui algumas cenas interessantes, que só não ficaram melhores por causa das benditas barras da gaiola.
Combinei com minha mãe ir assistir ao banho todas as manhãs para que os passarinhos se acostumem com minha presença com a máquina. Assim que eles se acostumarem quero tentar filmar a cena que é muito engraçada e interessante. Eles começam o banho na folha de alface e depois se animam a entrar na banheira e sobem nos poleiros ainda ensopados para ajeitar suas penas e se secarem ao sol.
1 Response
  1. CON Says:

    Gente mas que delícia...Vim aqui agradecer sua visita e me sinto recompensada demais...Imagino como é bom ver estes passarinhos fazendo esta farra toda, adoraria ver o vídeo!
    Eu amo pássaros! Já tive duas maritacas que eram a minha alegria! Elas me chamavam de mamãe...E brincavam comigo como se fossem um cachorrinho, rs...Se escondiam pra eu achar...deitavam de barriguinha para cima pra eu fazer carinho...Pena eu não ter tido a feliz idéia de fotografar ou mesmo filmar estas proezas!
    Infelizmente elas já se morreram, mas ainda acalanto o sonho de conseguir mais uma, mas é super difícil.
    Adorei o texto! Mande um beijinho para sua mãe...Cuide dela sempre com carinho porque mãe é nosso porto seguro, nosso maior tesouro! Eu fiz muito pela minha, mas hoje, ainda acho que não fiz nada...Ela se foi e me deixou um vazio imenso, sinto falta do colinho dela...
    Curta muito a sua...Beije muito, diga que ama...Senta no colo!
    Deus as abençoe!

    Beijos azuisss


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou