Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos














As manchetes dos dias 21 e 22/mar/2011 destacaram o furto da tela "paisagem européia", ocorrido na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, no último domingo. A pintura furtada foi executada por Benedito Calixto em 1884.
Você já ouviu falar deste pintor brasileiro? Se a resposta for não, não fique triste, pois não está sozinho. A maioria da população brasileira desconhece nossos grandes artistas do passado.
Benedito Calixto de Jesus foi um grande pintor autodidata do final do século XIX e início do século XX que, juntamente com Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva se destacou nas artes plásticas. Ele deixou um legado de mais de 700 quadros, dos quais 500 estão devidamente catalogados.
Calixto nasceu no dia 14 de outubro de 1853 em Itanhaém, São Paulo, e faleceu na capital do estado no dia 31 de maio de 1927. Começou a fazer seus primeiros esboços ainda muito jovem, aos 8 anos de idade, e já demonstrava grande talento. Aos 16 mudou-se para Santos onde chegou a pintar muros e placas de propaganda para sobreviver. De lá mudou-se para Brotas, onde viveu por mais de 10 anos.
Em Brotas trabalhou com o irmão e ficou responsável pela conservação da igreja matriz e de suas imagens. Nas horas vagas, tendo a disposição tintas e pincéis, pintava telas com vistas do local, com as quais presenteava os amigos. Mais tarde especializou-se na pintura de retratos e natureza morta.
De volta a Santos passou a pintar paisagens nos tetos e paredes das mansões dos ricos comerciantes. Fez sua primeira exposição em 1881, no salão do Jornal Correio Paulistano, mas não vendeu nada, embora a crítica lhe tivesse sido favorável.
Em 1882 pinta a parte interna do teatro Guarany, em Santos, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos em Paris, para aprimorar sua arte. Lá frequentou o ateliê do mestre Rafaelli e a Academia Julian durante mais de um ano. Nesta época descobriu a fotografia.
De volta ao Brasil em 1884, trouxe na bagagem uma câmara fotográfica que passou a utilizar para fazer suas pinturas. Foi pioneiro no Brasil no uso da fotografia para pintar. Morou em Santos e depois em São Vicente, onde montou seu ateliê. Produziu inúmeras marinhas do litoral paulista e diversos painéis de temas religiosos para igrejas em todo o país.
Realizou entre os anos de 1886 e 1887 várias exposições na Europa, alcançando enorme sucesso.
Algumas de suas obras de maior destaque encontram-se no Museu do Ipiranga em São Paulo. São elas: Fundação de São Vicente, Inundação da Várzea do Carmo, Domingos Jorge Velho, Padre Anchieta, D. Pedro I, José Bonifácio, Padre Bartolomeu de Gusmão e diversas vistas do centro de São Paulo no ano de 1860, pintadas a partir das fotos de Augusto Militão.
Benedito Calixto também foi um historiador com diversos livros publicados. Foi ainda professor de artes, astrônomo e músico amador. Sua pintura assinada a transição do século XIX para o século XX.
1 Response
  1. Oi!!!
    como vc já reclamou que eu nunca comento aqui, cá estou!
    Porém o fato de não comentar não significa que não leio! Muita das vezes vou comentar com a Raissa ou Babs sobre os posts daqui, e elas mesmo não leram ainda.

    Gosto muito de tudo que é postado aqui. Continue escrevendo assim. Só continuo a afirmar que me irrita não aparecer a data das postagens, mas é aquilo que eu costumo dizer por aí: SUPERA!
    hahahaha

    Fico feliz em saber dos resultados positivos dos seus exames e de acompanhar um pouco o cotidiano desse família tão querida.

    Muito beijos!

    ahhh, queria pedir um favorzinho!! Se possível gostaria que vc mudasse o link pro meu blog. Não sei se foi vc ou a Raissa que pôs. Alí na sua sessão blogs tem o 'Coração Geminiano'. se der para mudar o link dele e por www.coracaogeminiano.com eu ficarei mto grato!

    Tudo que nao comentei nos outros, veio nesse.
    hehehe
    Beijão
    Pop!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou