Visitando o Palácio Alvorada

Recebi um amigo e estou passeando com ele pela cidade desde ontem. Minha irmã dirige para baixo e para cima enquanto visitamos os pontos turísticos da cidade, que nem são tantos assim. Hoje, casualmente e para alegria do meu amigo, embarcamos numa visita guiada pelo Palácio Alvorada, que acontece todas as quartas-feiras, às 15 horas.
Um micro-ônibus pegou o grupo e entrou por um portão lateral para desembarcarmos em frente ao palácio. Uma guia nos levou inicialmente até o hall de entrada, onde fica a parede dourada idealizada por Athos Bulcão, depois apontou para a escultura das banhistas - As Iaras, obra de Alfredo Cheschiatti, que fica flutuando sobre o espelho d'água em frente ao Hall. Em seguida nos levou até a pequena capela onde pudemos ver as figuras de uma cruz, o sol, um peixe e uma lua pintados no teto por Athos Bulcão. O peixe e a cruz fazem alusão às origens do cristianismo.
Saindo da capela caminhamos por um longo corredor para conhecermos a biblioteca, com mais de 3000 títulos, e as salas do Palácio da Alvorada, que foi a primeira construção em alvenaria da nova capital e é a residência oficial dos presidentes da República.
O Palácio Alvorada é um projeto de Oscar Niemeyer. Suas colunas, revestidas em mármore branco e dispostas de 10 em 10 metros, que parecem flutuar sobre o espelho d'água, lembram as redes estendidas nas varandas das casas coloniais (segundo meu amigo elas lembram mesmo é a manta de um enorme bacalhau).
Terminada a visita ao palácio fizemos uma caminhada curta pelo belo jardim, cujo projeto foi um presente do Imperador Hiroito, do Japão, ao presidente Juscelino. O jardim, além de um extenso gramado, um pequeno lago artificial e muitas plantas e flores, abriga vários animais: são quatro araras que ficam soltas, em liberdade, pavões, patos, emas e outros bichos.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Nossa, acho q preciso fazer essa visita de novo. Tudo que lembro são as emas correndo pelo gramado... Ma, me leva?! rs


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou