Um giro pela Bretanha - sopa de urtiga

     Em um dos nossos passeios pelos caminhos da Bretanha o David apontou a moita de uma planta bem verdinha que crescia junto a um muro de pedras perto da praia e comentou com a Helena que aquela planta era o ingrediente de uma sopa muito gostosa e bastante apreciada por aqui. A Helena então me chamou para ver e exclamei: cuidado! isto é urtiga, não toque nesta planta. O David insistiu que aquela planta dava uma sopa excelente e eu fiquei curiosa, pois desde criança sempre ouvi os adultos falarem muito mal da urtiga e de seu caráter urticante.
     Chegando em casa fui pesquisar na internet sobre a urtiga e fiquei muito surpresa com o que li. E não é que o David tinha razão! A tão temida urtiga é mesmo o ingrediente de uma sopa muito gostosa e nutritiva. Nunca imaginei tal coisa. Curiosa continuei minhas pesquisas e descobri que a urtiga é usada como remédio fitoterápico para tratamento de muitos problemas de pele e é um excelente adstringente. Sua fibra também foi utilizada no passado pela indústria têxtil.
     As indicações para o uso da urtiga são inúmeras: é antioxidante, depurativa, tonificante capilar e das unhas, e muitas outras coisas. É indicada para o tratamento da anemia, da asma e infecções da boca e da faringe. Serve até para tratar caspa, a pele com eczemas, os cravos, espinhas, feridas e manchas. Olha só quantos usos para uma plantinha que sempre aprendi a temer. Fiquei pasma!

   
 As urtigas são utilizadas na culinária para fazer sopa, como nos disse o David. Secas e trituradas são usadas para fazer chá; e a água das urtigas fervidas serve para combater pulgões que atacam as plantas. Legal né? Nunca pensei que a urtiga tivesse tantos usos e muito menos que servisse de alimento, pois desde criança sempre ouvi os adultos falarem muito mal dela. Será porquê?

     Ela também tem algumas contra-indicações: gestantes e portadores de edema causado por problemas cardíacos ou renais não devem fazer uso da urtiga porque podem ocorrer reações alérgicas.
     Viajar, além de ser muito bom, é sempre uma oportunidade de aprender coisas novas. Desta vez aprendi que a urtiga não é apenas urticante como sempre pensei, ela é uma planta de mil e uma utilidades.
     Quem estiver disposto a experimentar é só colocar luvas de jardinagem, pegar um punhado de urtigas e seguir a receita abaixo que tirei de um site português. Um detalhe: a única parte da urtiga usada na cozinha é a folha, uma vez que os caules são fibrosos. O seu sabor está entre o espinafre, a couve e o brócolis, com um ligeiro efeito de formigar na boca.

Sopa de Urtigas
Lave as folhas das urtigas de modo a retirar os "picos".
Passe por água a ferver com um pouco de sal
Corte as folhas em pequenos pedaços.
Numa panela coloque 2 colheres de sopa de azeite e um dente de alho picado
Junte as urtigas mexendo com regularidade
Adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo com um pouco da água do cozimento
Deixe "engrossar" e adicione umas gotas de limão.

Obs: a farinha de trigo pode ser substituída por batatas.

Obs2: imagens da internet 
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Nossa, mama. Realmente impressionante como a urtiga é útil, hein! Agora vc precisa provar a sopa para nos contar se ela é gostosa mesmo. Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou