Hoje é finados, mas a vida pulsa em meu jardim


Ontem, na missa dominical, durante a homilia, o padre criticou a comemoração do dia das bruxas por ser uma festa pagã. Sinceramente não vejo nenhum problema nesse tipo de festa, por mais pagã que seja. Cada comunidade tem suas tradições e estas devem ser respeitadas sejam elas pagas ou católicas.
Deixando a festa das bruxas de lado, hoje é finados. Dia dos mortos.
Minha mãe acabou de me comunicar que o pássaro estranho que caiu no jardim ainda está vivo e parece que recuperando as forças devagar. Hoje já deu conta de engolir a carne moída sem dificuldade. Ela acredita que em dois ou três dias ele já terá condições de voar. Ela também mudou de opinião quanto a raça do pássaro, agora está acreditando tratar-se de um filhote de gavião o que acho mais provável. Ele continua morando provisoriamente no banheiro e já consegue levantar vôo de um lado para outro, mas na maior parte do tempo fico quietinho escondido atrás de uma das boias coloridas.
Quando acordei hoje cedo dei de cara com um bando de periquitos empoleirados na árvore que fica em frente da minha janela. Eles faziam uma grande algazarra enquanto pulavam de um galho para outro. Daí a pouco levantaram vôo, mas dois permaneceram pousados. Ficaram por ali fazendo barulho e acariciando um ao outro até que também resolveram voar para pousar no limoeiro que fica mais distante da janela.
Sairam os periquitos e pousou uma linda sabiá. Meu quintal parece ser o playgraund da passarada. É que minha mãe colaca frutas em pratos que ela pendura nas árvores. Eles adoram. Em pouco tempo devoram uma banana. Também não deixam sobrar nenhum pedaço de mamão, laranja ou maça. Qualquer fruta é bem vinda para eles. Além das frutas ela sempre joga sobras de ração dos pássaros que estão em gaiola. É a diversão da minha mãe. Ela faz uma verdadeira limpa na fruteira da casa que precisa ser constantemente reabastecida.
Todas as manhãs um pombo enorme vem comer no jardim. Ele já sabe que em volta da mixiriqueira encontra sobras de arroz ou ração. Os pardais fazem a festa. É um enorme bando, mas o que enche nossos olhos são os pássaros coloridos que se fartam nos pratos de frutas frescas. Também acho um charme o simpático joão-de-barro que de peito estufado dá três passinhos e uma corridinha pelo chão. O bem-te-vi se julga dono do pedaço e quando está atacado resolve colocar todos os outros passarinhos para correr, ou melhor, voar.
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Nossa!
    Fiquei até com medo desse bicão... e realmente, a 1ª vez que vi a foto do bico achei que fosse uma cobra!
    Q bom q ele está melhorando... continue mandando notícias pra gente saber sobre seu destino!
    beijos!!!
    Cla


  2. Lara Amaral Says:

    Os bichos todos do Jardim Botânico já conhecem dona Dolores e sua generosidade com os animais, agora já era, hehehe...
    Adorei o texto. Beijos!


  3. Ana Paula Says:

    Sobre o dia das Bruxas... Festa pagã é festa sem Deus e sem Deus nada faz sentido! Deus abençoe vc e boa viajem, que Deus seja sempre sua meta, afinal de contas Ele te ama com eterno e terno amor, um amor incomparável, é capaz de trocar reinos por ti, mas infelizmente o pecado que em nós habita, nos venda os olhos, e pior que vendar os olhos físicos, é vendar os olhos da alma... Ainda bem que Jesus veio para nos dar a Salvação, e nos mostrar que nada é impossível ao que tem fé e se converte a Ele. Fé é acreditar, mas a conversão é a decisão por Jesus, é mudar nosso caminho, nossa mente, e só com o Espírito de Deus que habita em nós nossos olhos da alma passam a ver o que antes não viamos: Que Deus nos ama!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou