Exames médicos, dores e reflexões

Hoje passei o dia fazendo exames médicos. Eu que já não gosto disso, gosto menos ainda quando esses exames são com contraste. É que minhas veias são difíceis por causa da quimioterapia e cada vez que é necessário puncionar uma delas para colocar um cateter é um verdadeiro inferno. Começam estrangulando meu braço com aquele maldito garrote e esburacando o coitado em busca de uma veia de bom calibre. Se a esburacação terminasse no braço eu até me daria por satisfeita, mas isso nunca acontece. Eles vão descendo, chegam até a mão e quando aí também não dá certo apelam para o pé.
Hoje pela manhã passei pelo suplício para fazer uma cintilografia e saí da clínica com um monte de buracos no braço. No final da tarde fui a outra clínica para fazer duas ressonâncias e dá-lhe mais buracos com agulhas grossas. Como se não bastasse, quando a máquina injetou o contraste pela segunda vez conseguiu estourar a veia e um enorme calombo se formou em minha delicada mãozinha. Só não chorei de dor porque ficava feio, mas tive vontade de soltar um palavrão. Ah !como tive.
Voltei para casa amuada e me perguntando até quando vou ter que aguentar esse suplício.
Em meio a tantos pensamentos lembrei da palestra que assisti hoje no HUB, programada pelo Dr Castellar para as pacientes com câncer de mama. Hoje o tema foi nutrição e a palestra muito elucidativa.
A nutricionista falou de alimentação e de suplementos. Em meio a tantas explicações acabamos por compreender que a chave para uma vida saudável está na alimentação equilibrada. Suplementos vitamínicos e outros que prometem milagres podem ser desastrosos se usados de forma errada.
De qualquer forma, depois de tudo que ouvi acabei por concluir que não é muito fácil manter uma alimentação perfeita. Tudo que é gostoso não costuma ser saudável. Que coisa mais chata.
Adoro queijo, mas como derivado de leite não é aconselhável, pois leite costuma provocar inflamações. Tá vendo, queijo é gostoso.
Quem sofre de dores nas articulações deve investigar a ingestão de glutem. Quase tudo que é gostoso possui glutem em sua fórmula. Durma com essa...
Como eu já estava muito invocada por causa das dores fiquei me perguntando se valia a pena fazer o sacrifício de deixar de apreciar o que é saboroso para comer apenas o que é saudável.
Com essa dúvida na cabeça cheguei em casa e abri meu correio eletrônico e eis que uma amiga havia enviado uma mensagem bem de acordo para a situação e que dizia mais ou menos assim:
"Possa Deus nos ajudar a ver as oportunidades que sempre estão em torno de nós para fazer o bem. Cada um e todos nós estamos atravessando épocas difíceis agora, mas Deus está pronto para abençoar-nos de uma maneira que somente Ele pode fazer. Mantenha a fé."
Fiquei até com vergonha de ter me sentido tão mal apenas por causa de umas agulhadas doloridas. Afinal por mais dolorido que seja tenho que agradecer a Deus a oportunidade de acesso aos melhores exames e médicos.
Quanto a escolha entre o saudável e o gostoso? Hummm... pensando bem: de vez em quando um queijinho com vinho é ótimo e isso não mata ninguém.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou