Ciclos da natureza

Hoje amanheceu ventando muito. O chão em frente a janela do meu quarto estava coberto de folhas e pequeninas pétalas brancas das flores da pitangueira que o vento insiste em despir. Os canteiros de flores coloridas estavam também cheios de folhas secas varridas pelo vento. Vários pássaros passeavam pelos canteiros em busca de alimento. Uma sabiá bicava uma pitanga temporona que cresceu e amadureceu antes da hora. Um pombo enorme caminhava no piso de pedra. Fiquei perdida naquela contemplação... Gosto tanto de observar a natureza. Gosto de ver os ciclos se alternarem. Primeiro as árvores se despem de quase todas as folhas para em seguida se encherem de flores que preparam os frutos maduros. Pela manhã um enxame de abelhas bailam entre os galhos carregados de flores fazendo um zumbido característico. Quando o sol começa a esquentar o enxame vai embora. Fico olhando pela janela...
Saio do quarto e vou até a cozinha para em seguida sair pelo portão que dá acesso a rua. Minha calçada, cheia de árvores frutíferas em flor, está linda. A chuva em plena seca renovou a natureza. A grama está verdinha, as flores exalam um perfume suave. São duas pitangueiras, duas amoreiras, um pé de acerola e outro de laranja. Tudo bem verdinho, mas uma das pitangueiras está vestida de branco como uma noiva. É a primeira vez que ela se enche tanto de flores. Serão muitas pitangas para delícia das crianças que moram na mesma rua. Elas adoram catar fruta no pé, como eu também fazia quando era criança. Quando a amoreira se enche de frutos é uma festa para a criançada, seus cuidadores e também para os pássaros. Todos aproveitam a abundância de frutos que a natureza nos dá.
Vou para meu quintal e ando pelo caminho de pedras debaixo das árvores, apreciando as orquídeas em flor. Cada qual mais bonita que a outra. Paro para apreciar as nuances de cores e a delicadeza de cada flor... O pé de limão está cheio de passarinhos comendo as frutas que minha mãe coloca nos pratos. Eles adoram banana, laranja, mamão, aliás eles adoram frutas como eu também gosto. Cada pássaro mais colorido do que o outro. São sanhaços, sabiás, joão de barro, bem te vi, beija flores e muitos outros que nem sei os nomes.
Gosto de ficar deitada na rede observando a passarada e ouvindo música. De vez em quando passo por um cochilo e acordo com o canto de algum pássaro. É tão repousante...
Brasília tem isso de bom. A cidade parece mais um jardim. Enormes gramados se estendem a perder de vista. São árvores frutíferas de várias qualidades. Existem muitas jaqueiras, amoreiras, mangueiras, pés de jamelão, ingá, frutas que não acabam mais e muitas, mas muitas flores. A primavera enche as árvores de flores. Cada uma mais bonita do que a outra. Os flamboyans ficam indescritíveis com suas flores vermelhas ou laranja. As primaveras dos canteiros centrais são multicoloridas. Os ipês nos deixam de queixo caido. Só vendo de perto para entender quão linda fica nossa cidade toda enfeitada. Aliás, o ano inteiro diferentes flores desabrocham por toda parte, mas na primavera... (10/set/09)
1 Response
  1. Lara Amaral Says:

    Eu estava comentando isso com alguém. Basta chover que nossas plantinhas, já acostumadas com a seca, dão um brilho novo que ninguém acreditava ser possível. Nosso cerrado acaba nem se destacando comparado a outras vegetações, as pessoas nem costumam reparar em sua beleza. Mas eu reparo. Estou sempre admirando nossas árvores retorcidas prontas para receber, firmes e fortes, qualquer estação.
    Muito bonito seu texto, tia! Grande beijo!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou